Polaroid, Instax, filme instantâneo… (quase) tudo que você precisa saber!

– A Polaroid ainda existe? A fábrica não faliu? O que é The Impossible Project? Onde arrumo o filme? Qual câmera uso? Filme Fuji pode ser usado em câmeras Polaroid? Ainda existe filme dentro da validade? Filme vencido funciona? Lady Gaga e Polaroid, WFT?! Isso aqui não é um blog sobre lomos, pq estão falando de filme instantâneo?!?

Começando pelo fim: apesar do nome, LomoBR, o blog foi criado para desmistificar a fotografia analógica, não só a lomografia como tudo que envolve o ato de fotografar com filme. Então fotografar com filme instantâneo (Polaroid) também é fotografia analógica – sem contar que existem formas de usar filmes instantâneos na Diana+ e Holga.

Diz aí, que fotógrafo apaixonado não curte Polaroid?! =)

Polaroid e filme instantâneo são as mesma coisa?

Polaroid é uma marca de filmes instantâneos. Por ter inventado o filme instantâneo, Polaroid, virou sinônimo assim como Chiclete virou sinônimo de goma de mascar e Gillette a lâmina de barbear.

A Kodak chegou a fabricar filmes instantâneos mas parou logo após ter perdido um processo contra a Polaroid em 1986, sobre quebra de patente. Já a Fuji Film continua fabricando – sabe-se lá até quando – sete tipos de filmes instantâneos.
 

A Polaroid ainda existe? A fábrica não faliu?

A história é longa, mas resumindo, a Polaroid faliu e foi comprada por um fundo de investimentos. O novo comprador prometeu renovar a marca mas para desespero de seus fãs não voltarão a produzir filmes instantâneos – correção: agora na primeira semana de Maio, a Polaroid anunciou a volta do filme instantâneo com a série 300, que nada mais é do que uma Fuji Instax Mini 7 com embalagem e selo Polaroid, ou seja, filmes Instax Mini servem nela, mais aqui. Um dos produtos novos interessantes é a impressora Pogo, que não faz uso de tinta e sim um papel especial bem mais em conta que o filme original.


 

O filme 300 da nova Polaroid serve em câmeras antigas?

O novo filme 300 serve apenas na série Mio da Polaroid e na nova câmera PIC-300, ele não serve na sua Close-up 636 ou qualquer outra câmera série 600, ou ainda na SX-70 e/ou série 100. O filme 300 é menor que o série 600, não possui bateria no cartucho (as pilhas vão na máquina, o que é um avanço) porém é maior que o filme série 500. Está em dúvida qual filme serve na sua câmera? Deixe um comentário que responderemos =)
 

Ouvi dizer que há um projeto chamado
“The Impossible Project” que lançou novos filmes!

Exato, Florian Kaps (ex-líder da LSI e CMO do impossible) em parceria com André Boosman (COO) e Marwan Saba (CFO) levantaram fundos para a compra da última fábrica em atividade em Enschede (Países Baixos) mais um lote restante de 50.000 packs. A parceria conta com a colaboração da Ilford e a própria Polaroid. A proposta do “Projeto Impossível”, desses três malucos e ex-funcionários da Polaroid é lançar novos filmes instantâneos a um baixo custo de produção com preço final ‘acessível’ e colocar no mercado em 2010. Houve aí um pequeno atraso mas eles cumpriram (em partes) o prometido – acompanhe o andamento do projeto no site oficial.
 

Legal, ainda existe filme! Onde compro?

Se você, como eu, mora no Brasil, sabe que tudo aqui é difícil de encontrar e filme Polaroid não brota do chão ou se encontra em qualquer boteco da esquina, tu vai penar (um pouquinho) para se dar bem. As opções são poucas:

  • The Impossible Shop – o lugar mais recomendado pq são os melhores preços que irá encontrar – http://shop.the-impossible-project.com.
  • eBay – tem vendedor enfiando a faca, houve um aumento de 200% no último ano pq o filme simplesmente sumiu do mercado.
  • Amazon – outro lugar que o preço foi para o espaço.
  • Mercado Livre – ok, comentei que é difícil encontrar aqui mas existe uma opção que são os filmes Fuji FP-100c.

ATENÇÃO: tome muito cuidado com um vendedor mal intencionado que está vendendo filmes Polaroid 600 vencidos e defeituosos, ele sabe que o filme não funciona e mesmo assim está “desovando” no mercado. O usuário é Rafael_Playmusic, confira o link. A foto sai mas tudo que aparece é um borrão amarelado.
 

Mas pera lá, só tem loja gringa?

A Polaroid no Brasil fechou há muito tempo, não existe representação oficial. Com exceção do Mercado Livre só restam opções de lojas no exterior para compra de filme 600. O que eu faço é importar pagando imposto direitinho ou recebo através de amigos que viajam.

Dica importante: se vc comprou seus filmes nos EUA, não despache os pacotes em sua mala maior. Leve os filmes na bagagem de mão e mostre ao funcionário do raio-x que são filmes de alta sensibilidade. Já aconteceu com amigos de despacharem os filmes na bagagem e ao chegar aqui todas fotos ficaram com faixas devido ao raio-x de maior potência que passam nas malas despachadas. Filmes de ISO 640 são sensíveis, não se esqueça!
 

Ups! Esse post está megalomaníaco!

Não consegui responder nem metade das perguntas, o assunto rende! Tem muito mais para compartilharmos, fique ligado nos próximos posts, falaremos da clássica SX-70, dicas de como modificá-la para usar filmes 600, dicas dos filmes série 100 e muito mais. Assinem o feed!!!

Abração,

Silvio Tanaka
http://flickr.com/tanaka

82 comments

  1. Todo mundo me pergunta onde comprar filmes para sua câmera Polaroid, pois bem, eu resolvi me desfazer de todos os filmes que tinha aqui, então corram e aproveitem:

    http://seufonseca.tumblr.com

    😉

  2. Me senti no direito de vir agradecer, vcs me esclareceram bastante coisa, afinal, GANHEI UMA POLAROID !!!! hahaha <3

  3. Olá, estou na dúvida se compro uma Instax mini ou uma Pic300, pois não sei qual delas é mais fácil encontrar filmes. Você pode me ajudar?
    Obrigada!!

    • oi, comprei uma polaroid 300 e acabei me arrependendo… Encontrei depois uma instax (da fujifilm) por um pouco menos, sendo que é muito mais prática. No submarino encontrei filmes para a instax e nao para a polaroid.

  4. Olá, acabei de adquirir uma máquina Polaroid PIC-300, e gostaria de saber quais os filmes são compatíveis com a mesma, e se o os filmes da Fujifilm instax servem para a mesma.

  5. tenho uma polaroid 636 e gostaria de ter um manula de uso da mesma ainda nao sei nada sobre ela nem mesmo onde carrega
    se alguem puder me ajudar

  6. Oi, gostaria de saber se o filme da Polaroid z2300 serve na instax mini 8?
    E queria saber se vc fez algum post sobre a polaroid z2300, queria saber se ela tem uma impressão boa, ou se fica verde?

    Se alguém já tem por favor me responde!
    Obrigado
    amicarvalho@hotmail.com

    • Amina, vamos lá: o filme da instax não serve na Polaroid Z2300. Ela usa um papel especial novo chamado ZINK. Ela é uma câmera digital que possui uma “impressora” compatível com esse papel ZINK. Nem um pouco compatível com Intax.

      Sobre a impressão dela ficar verde, não sei qual a durabilidade dos papéis ZINK, mas parece que são bastante duráveis e mantém as cores por muito tempo…

  7. Olá. Tenho polaroides e tenho também uma pleaser Kodak. o filme da pleaser tem as medidas de encaixe na câmera 10,5 x 10,3 mm será que algum filme serve nela?

  8. Olá estou comprando uma Polaroide One Step Close Up, saberia me informar qual filme devo comprar e se ainda acha esse filme e onde; Obrigada e PARABÉNS !

  9. Comprei uma Polaroid PIC 300 e 3 caixinhas de filmes com 30 em cada, mas nenhuma veio com a peça preta onde encaixa o filme pra fotografar. Onde arranjo essa peça?

  10. Olá Pessoal, tudo bem ?

    Vamos lá, comprei uma Polaroid igual a que minha mae tinha na década de 80.. esta funcionando direitinho, mas eu queria comprar filme.
    No mercado livre tem um pessoal vendendo a 140 reais mais ou menos com 8 poses… é isso mesmo ?
    No post tem uma frase que me deixou encucado: ” Mercado Livre – ok, comentei que é difícil encontrar aqui mas existe uma opção que são os filmes Fuji FP-100c”

    Então o filme fuji fp 100c serve na polaroid ?
    Abração a todos e parabéns pelo post… me tirou varias dúvidas.

    • Vamos lá, Leonardo:

      1. Os impossible são caros que dói, esses mesmos de 8 poses. Vale a pena se alguém trouxer do exterior pra você. Custam mesmo entre R$ 100 e 150 aqui no BR;
      2. Os Fuji FP-100c não são compatíveis com câmeras que usam filmes 600 ou SX70 (os filmes da impossible são desses). Esse filme usa em backs e em câmeras maiores e mais antigas da Polaroid. Tem que ver o modelo da sua câmera;

      Vale a pena olhar no tumblr do Tanaka, ele tinha uns impossible por 100 pila. http://seufonseca.tumblr.com Se comprar com ele diz que foi o Julio DX que indicou 😉

  11. Ana Carolina

    O meu avo faleceu e ele deixou uma poraloid, mais eu não sei o modelo dela, a câmera é toda preta e na frente esta escrito poraloide não tem flash alguem sabe o modelo dela ?

    • Ana, tudo bem? Provavelmente é uma das mais antigas. Tem como fotografar e mostrar? Assim dá pra ajudar melhor. Outra coisa, ela abre atrás para colocar o filme ou abre na frente?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>