Polaroid, Instax, filme instantâneo… (quase) tudo que você precisa saber!

- A Polaroid ainda existe? A fábrica não faliu? O que é The Impossible Project? Onde arrumo o filme? Qual câmera uso? Filme Fuji pode ser usado em câmeras Polaroid? Ainda existe filme dentro da validade? Filme vencido funciona? Lady Gaga e Polaroid, WFT?! Isso aqui não é um blog sobre lomos, pq estão falando de filme instantâneo?!?

Começando pelo fim: apesar do nome, LomoBR, o blog foi criado para desmistificar a fotografia analógica, não só a lomografia como tudo que envolve o ato de fotografar com filme. Então fotografar com filme instantâneo (Polaroid) também é fotografia analógica – sem contar que existem formas de usar filmes instantâneos na Diana+ e Holga.

Diz aí, que fotógrafo apaixonado não curte Polaroid?! =)

Polaroid e filme instantâneo são as mesma coisa?

Polaroid é uma marca de filmes instantâneos. Por ter inventado o filme instantâneo, Polaroid, virou sinônimo assim como Chiclete virou sinônimo de goma de mascar e Gillette a lâmina de barbear.

A Kodak chegou a fabricar filmes instantâneos mas parou logo após ter perdido um processo contra a Polaroid em 1986, sobre quebra de patente. Já a Fuji Film continua fabricando – sabe-se lá até quando – sete tipos de filmes instantâneos.
 

A Polaroid ainda existe? A fábrica não faliu?

A história é longa, mas resumindo, a Polaroid faliu e foi comprada por um fundo de investimentos. O novo comprador prometeu renovar a marca mas para desespero de seus fãs não voltarão a produzir filmes instantâneos – correção: agora na primeira semana de Maio, a Polaroid anunciou a volta do filme instantâneo com a série 300, que nada mais é do que uma Fuji Instax Mini 7 com embalagem e selo Polaroid, ou seja, filmes Instax Mini servem nela, mais aqui. Um dos produtos novos interessantes é a impressora Pogo, que não faz uso de tinta e sim um papel especial bem mais em conta que o filme original.


 

O filme 300 da nova Polaroid serve em câmeras antigas?

O novo filme 300 serve apenas na série Mio da Polaroid e na nova câmera PIC-300, ele não serve na sua Close-up 636 ou qualquer outra câmera série 600, ou ainda na SX-70 e/ou série 100. O filme 300 é menor que o série 600, não possui bateria no cartucho (as pilhas vão na máquina, o que é um avanço) porém é maior que o filme série 500. Está em dúvida qual filme serve na sua câmera? Deixe um comentário que responderemos =)
 

Ouvi dizer que há um projeto chamado
“The Impossible Project” que lançou novos filmes!

Exato, Florian Kaps (ex-líder da LSI e CMO do impossible) em parceria com André Boosman (COO) e Marwan Saba (CFO) levantaram fundos para a compra da última fábrica em atividade em Enschede (Países Baixos) mais um lote restante de 50.000 packs. A parceria conta com a colaboração da Ilford e a própria Polaroid. A proposta do “Projeto Impossível”, desses três malucos e ex-funcionários da Polaroid é lançar novos filmes instantâneos a um baixo custo de produção com preço final ‘acessível’ e colocar no mercado em 2010. Houve aí um pequeno atraso mas eles cumpriram (em partes) o prometido – acompanhe o andamento do projeto no site oficial.
 

Legal, ainda existe filme! Onde compro?

Se você, como eu, mora no Brasil, sabe que tudo aqui é difícil de encontrar e filme Polaroid não brota do chão ou se encontra em qualquer boteco da esquina, tu vai penar (um pouquinho) para se dar bem. As opções são poucas:

  • The Impossible Shop – o lugar mais recomendado pq são os melhores preços que irá encontrar – http://shop.the-impossible-project.com.
  • eBay – tem vendedor enfiando a faca, houve um aumento de 200% no último ano pq o filme simplesmente sumiu do mercado.
  • Amazon – outro lugar que o preço foi para o espaço.
  • Mercado Livre – ok, comentei que é difícil encontrar aqui mas existe uma opção que são os filmes Fuji FP-100c.

ATENÇÃO: tome muito cuidado com um vendedor mal intencionado que está vendendo filmes Polaroid 600 vencidos e defeituosos, ele sabe que o filme não funciona e mesmo assim está “desovando” no mercado. O usuário é Rafael_Playmusic, confira o link. A foto sai mas tudo que aparece é um borrão amarelado.
 

Mas pera lá, só tem loja gringa?

A Polaroid no Brasil fechou há muito tempo, não existe representação oficial. Com exceção do Mercado Livre só restam opções de lojas no exterior para compra de filme 600. O que eu faço é importar pagando imposto direitinho ou recebo através de amigos que viajam.

Dica importante: se vc comprou seus filmes nos EUA, não despache os pacotes em sua mala maior. Leve os filmes na bagagem de mão e mostre ao funcionário do raio-x que são filmes de alta sensibilidade. Já aconteceu com amigos de despacharem os filmes na bagagem e ao chegar aqui todas fotos ficaram com faixas devido ao raio-x de maior potência que passam nas malas despachadas. Filmes de ISO 640 são sensíveis, não se esqueça!
 

Ups! Esse post está megalomaníaco!

Não consegui responder nem metade das perguntas, o assunto rende! Tem muito mais para compartilharmos, fique ligado nos próximos posts, falaremos da clássica SX-70, dicas de como modificá-la para usar filmes 600, dicas dos filmes série 100 e muito mais. Assinem o feed!!!

Abração,

Silvio Tanaka
http://flickr.com/tanaka

Bookmark and Share

71 comments

  1. Todo mundo me pergunta onde comprar filmes para sua câmera Polaroid, pois bem, eu resolvi me desfazer de todos os filmes que tinha aqui, então corram e aproveitem:

    http://seufonseca.tumblr.com

    ;)

  2. Me senti no direito de vir agradecer, vcs me esclareceram bastante coisa, afinal, GANHEI UMA POLAROID !!!! hahaha <3

  3. Olá, estou na dúvida se compro uma Instax mini ou uma Pic300, pois não sei qual delas é mais fácil encontrar filmes. Você pode me ajudar?
    Obrigada!!

    • oi, comprei uma polaroid 300 e acabei me arrependendo… Encontrei depois uma instax (da fujifilm) por um pouco menos, sendo que é muito mais prática. No submarino encontrei filmes para a instax e nao para a polaroid.

  4. Olá, acabei de adquirir uma máquina Polaroid PIC-300, e gostaria de saber quais os filmes são compatíveis com a mesma, e se o os filmes da Fujifilm instax servem para a mesma.

  5. tenho uma polaroid 636 e gostaria de ter um manula de uso da mesma ainda nao sei nada sobre ela nem mesmo onde carrega
    se alguem puder me ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>