28
dez 16

Adivinha quem voltou? A lista LomoBr!

image

É a mais pura verdade. A antiga lista lomobr do Yahoo groups voltou a ativa! Mas só para alguns convidados da velha guarda em um grupo secreto no WhatsApp. Continue reading →


14
jun 15

Você está sendo popotizado, compre essa nova Petzval regulável

petzval-58-popotizar

Sim, a sociedade lomográfica lançou outra lente no kickstarter, uma versão de bokeh regulável da Petzval que eles haviam lançado tempos atrás. E como sua predecessora, claro, é cara. Continue reading →


28
fev 15

Tatuagem temporária lomográfica? É isso mesmo…

Tatuagem temporária lomográfica? É isso mesmo... - lomobr

Fica aí uma questão para reflexão, o que achar sobre o novíssimo produto da sociedade lomográfica internacional: um kit de tatuagem temporária de câmeras. Continue reading →


06
jan 15

Filme não morreu ainda, seus urubus!

Com a quebrada da Kodak e outras fábricas sendo fechadas ou parando de fabricar filmes muita gente tem gritado que é o fim do filme. Não é. Ainda tem alguns poucos valentes fabricando e com a nova Ferrania vindo com tudo por aí só temos que agradecer e dizer: O FILME NÃO MORREU, SÓ ESTÁ COM UM CHEIRINHO ESQUISITO!


07
out 14

Tentem adivinhar: qual será o próximo passo da Lomography?

_mg_4079-kopie

Eles já lançaram uma LC-A para médio formato. Eles lançaram uma reedição adaptada para 135 de lente do passado, a Petzval. Eles fizeram uma lente para Leica com a Russar. Eles fizeram uma câmera instantânea compatível com Instax. E agora?

A Sociedade Lomográfica anda muito ocupada com os seus últimos lançamentos, mas como dita a lei do capital, o dindin não pode parar.

Quem se arrisca a chutar o que eles vão inventar? Ou melhor, quem se gostaria de pedir que eles fizessem algo? Eu queria que fizessem filmes mais baratos e uma lc-a mais em conta. Só isso.

E vocês?


10
dez 13

A Lomography dando tchau pro Brasil em 2013?

lomo lca [frente]

O quê? É assim, até logo e obrigado pelos peixes? Já estão indo, e como fica? No fim de novembro de 2013 a Lomography avisou que fecharia sua gallery store em São Paulo, seguindo o fechamento da sua loja do Rio, a primeira do Brasil, e que liquidaria todo o seu estoque. WHAT??? Continue reading →


13
jul 10

O fotômetro de mão – e como usá-lo para melhorar suas fotos

Desde o início um dos desafios da fotografia é calcular a exposição correta, ou seja, por quanto tempo vamos expor à luz nosso material fotossensivel. Curto e simples, dispomos do controle de abertura da lente e do intervalo em que permitimos que a luz alcance nosso filme ou sensor.

Fotometros Gossen Stalite (digital) e Gossen Lunasix (analológico)Duas gerações de fotômetros da Gossen. Este Lunasix 3 é o que está comigo.

Continue reading →


11
jul 10

Como nascem os filmes rebobinados

Demostração de como rebobinar filmes a partir de latas. Neste exemplo temos uma lata de Velvia 50 sendo processada num rebobinador Minolta Hi-loader. A lata de 30,5m gerou 18 rolos 36, 4 rolos de 24 e 3 rolos de 12 poses. (o filme está vencido desde 2005, mas sempre foi armazenado em freezer).


04
mai 10

Polaroid, Instax, filme instantâneo… (quase) tudo que você precisa saber!

– A Polaroid ainda existe? A fábrica não faliu? O que é The Impossible Project? Onde arrumo o filme? Qual câmera uso? Filme Fuji pode ser usado em câmeras Polaroid? Ainda existe filme dentro da validade? Filme vencido funciona? Lady Gaga e Polaroid, WFT?! Isso aqui não é um blog sobre lomos, pq estão falando de filme instantâneo?!?

Começando pelo fim: apesar do nome, LomoBR, o blog foi criado para desmistificar a fotografia analógica, não só a lomografia como tudo que envolve o ato de fotografar com filme. Então fotografar com filme instantâneo (Polaroid) também é fotografia analógica – sem contar que existem formas de usar filmes instantâneos na Diana+ e Holga.

Diz aí, que fotógrafo apaixonado não curte Polaroid?! =) Continue reading →


20
mar 10

Tabela de filmes vs. código da película

Você mandou um monte de filmes para o lab e ao receber os scans não sabe mais que filme foi usado em cada fotos? Em geral os filmes não apresentam o nome comercial na película, mas um código. A tabela indicada a seguir traz uma grande listagem de filme com seus códigos correspondentes.

Veja alguns:
Fuji Provia 100F – RDP3
Fuji Pro 160S – 160NS
Fuji Pro 160C – 160NH
Fuji Superia 100 – CN-12
Portra 160 – 160NC-2
T400CN – TCN
Ektachrome 100s – E100S
Ektachrome 100sw – E100SW
EliteChrome 100 – EB-2
Agfa RSX 100 – RSX2
Agfa CTprecisa 100 – CTp
Ektachrome 64T tungsten – EPY
Ektachrome 100vs – E100VS
Ektachrome 100 – EPN
EliteChrome 400 – RSP

Para consultar a tabela completa acesse o site: http://cacreeks.com/films.htm