Blind Test, pra você ver só

Esse é pra quem leu o post “Nem toda Lomo é da Lomography” e ficou com um pé atrás, meio que duvidando que uma outra câmera pudesse produzir um efeito tão LOMO quanto as originais.

Reuni abaixo algumas fotos feitas com diversas câmeras pra que possa ser feito um comparativo visual bem rápido. Cada sequência de fotos tem sua descrição abaixo, pra esclarecer qualquer dúvida que tenha aparecido (e espero que apareçam várias).

Vamos lá.

LCA ou LCA+

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Parece fácil distinguir qual câmera fez cada foto acima? O que não dá pra ser discutido é que as três fotos foram tiradas em filmes cromo e reveladas como se fossem negativos comuns, o chamado Processo Cruzado ou X-Pro.

A Foto 1 foi feita com uma Pentax Spotmatic F. Uma câmera reflex sensacional com uma lente incrível (no caso uma Super Takumar 50mm f 1.4).

A Foto 2 foi feita com uma câmera LOMO, mas não a famosa LCA. Essa zebra foi retratada com uma Smena 8M. Nem dá pra acreditar no foco né?

A Foto 3 também não foi feita com uma LCA. Foi tirada com uma Cosina CX2.

A Foto 4 é um digno exemplo de uma Olympus XA.

ACTIONSAMPLER

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Essa tá bem mais fácil de descobrir né?
A Foto 1 foi feita realmente numa actionsampler, criação original da LSI.

A Foto 2 é uma foto tirada com o app quadcamera pro Iphone.

E a Foto 3 também foi tirada com uma actionsampler, dessa vez usando um cromo revelado em X-Pro.

Dá pra notar os borrões na divisão dos frames, e a definição bem diferente do filme pro modelo digital. A actionsampler é uma câmera bem bacana (se você tiver um bocado de luz!).

HOLGA

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

A Foto 1 é uma obra do app hipstamatic.

A Foto 2 é uma verdadeira holga.

A Foto 3 é uma linda foto cheia de erros graças à lubitel 2.

E a Foto 4 é mais um exemplo do hipstamatic.

Com esses exemplos todos eu não estou querendo chegar à conclusão de que um celular é capaz de fazer fotos lomo ou de que as câmeras lomo são desnecessárias. Pelo contrário, a Holga é uma beleza de câmera. Já ouvi falar maravilhas da Diana. A LCA tem vinhetas incomparáveis. E acho que Supersampler uma câmera muiíssimo divertida. Além disso, essas fotos de celular não tem qualidade pra qualquer tipo de impressão (mesmo na tela de um computador fraquejam).

A realidade é que o prazer da fotografia deve estar em fotografar. Em colocar na imagem um pouco além do que está sendo visto, colocar o seu ponto de vista, a sua vontade naquele enquadramento (ou falta de enquadramento). É aí que a LSI acerta em cheio quando sugere as “10 regras da Lomografia“. Mas o fundamental é: se estiver se divertindo, então já valeu a pena. E isso independe da câmera.

* todas as fotos desse post foram tiradas por Habacuque Lima ou Tainá Azeredo.

Tags: , , , , , , , ,

2 comments

  1. […] E pra mostrar que nem toda lomo é da Lomography, tem um post muito bom no blog da lomobr. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *