Olympus XA

Quer uma câmera super compacta com lentes incríveis?
A Olympus XA (e derivadas) é para alguns melhor que a própria Lomo LCA, acho que principalmente por sua qualidade de construção. A fabricação delas já foi encerrada, então tem que procurar um pouco pra achar alguma em bom estado, mas não é muito difícil encontrá-las.

Olympus XA

foto: habacuque lima

O modelo XA original tem lentes 35mm F.Zuiko com 6 elementos e f/2.8. Foi produzida de 1975 até 1985. Essa é uma câmera rangefinder (o foco é manual e feito através do viewfinder da câmera) que funciona com prioridade de abertura (você especifica a abertura e a câmera, através da sua fotometria, calcula a velocidade). Focar e acertar os detalhes para a foto tomam um tempinho nessa câmera, mas em compensação o resultado é lindo.

O modelo XA2 tem lentes F.Zuiko com 4 elementos e f/3.5. O foco é fixo, com 3 distâncias. Além disso ela funciona com um programa automático de velocidade x abertura. Nada disso quer dizer que ela é “pior” que o modelo original. A XA2 é muito mais simples de mexer, é colocar o filme, acertar a ASA e sair tirando fotos (sem esquecer do foco, claro). Essa câmera teve sua produção encerrada em 1986.

Cachorro Pirata

foto: habacuque lima

Os modelos da Olympus XA ainda permitem o acoplamento de um Flash exclusivo delas, num encaixe lateral. Normalmente ele é vendido junto com a câmera, já que não teria uso em outro lugar.

Olympus-XA2_Flash

foto: habacuque lima

A XA funciona com duas baterias LR44 e se elas não estiverem na câmera fica impossível avançar o filme e clicar. Isso atrapalha um bocado na hora de testar a máquina numa feirinha, já que clicando com a tampa do fundo aberta você pode checar se a câmera está funcionando razoavelmente bem e se as lentes estão muito estragadas. Então, se estiver em busca de uma Olympus XA, ande com um par de LR44 na bolsa.

Só existe um modelo dessa linha de câmeras a ser evitado: a Olympus XA1. Ela é o patinho feio da família e aparentemente não vai se transformar em um cisne de um dia pro outro.

Felizmente essas câmeras tem um grupo de fãs enorme que mantem diversos sites bastante interessantes. Um dos mais completos é o http://www.diaxa.com/ que traz informações sobre todas as máquinas da série além dos manuais das ditas cujas. Vale realmente a pena visitar.

da janela

foto: habacuque lima

Tags: , , ,

2 comments

  1. Bela câmera e que fotos-da-câmera! 🙂
    Já tive uma, passou pouco tempo comigo, estava meia sambada, passei adiante – baratinho, como peguei.

  2. Adoro essa câmera. Tenho uma xa2 vermelha linda de morrer que num troco por nada. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *