Camera Simulator, pra se divertir e aprender online

camera-simulator-jogue-online

A internet é um mundão véio sem porteira onde encontramos os mais diversos games e simuladores. Para quem quer aprender um pouco mais sobre as relações entre abertura, velocidade, ISO, lentes e todos os outros blábláblás da fotografia pode usar esse Camera Simulator.

Imagine controlar a iluminação do ambiente, a distância, o comprimento focal, o modo, o ISO (asa, ou sensibilidade), abertura e velocidade de obturador.

Fuce nos controles e veja “ao vivo” as alterações na imagem no visor. É bem educativo!

Eu tive a oportunidade de ter uma SLR Pentax em casa para começar na fotografia, e com as dicas do meu pai pude começar a fotografar bastante na época do colegial. Foi ótimo e frustrante perder alguns rolos de filme mesmo assim. Eu também fiquei enchendo o saco do pessoal do laboratório onde comprava e revelava meus filmes, tudo para aprender o máximo possível. Isso tudo antes da internet (entregando a idade).

Jogue aqui

Precisa de Flash!

Na prática a teoria é outra coisa

Mas a teoria é ótima, mas na prática é outra coisa. Só ficar de joguinho não vai ajudar a melhorar a sua fotografia. Use todos os recursos disponíveis para se desenvolver: leia muito, pesquisa, converse com outros fotógrafos, pesquisa, discuta, mas escute mais do que fale. E principalmente, aproveite para entender o funcionamento maluco da abertura, que quanto menor o número maior a abertura. E lembre-se, é tudo uma diversão, bem divertidinho mesmo, não leve tudo tão a sério nessa vida de fotografia.

A internet tem uma série de jogos online, alguns vintage como simuladores de videogames antigos, alguns de graça como esse camera simulator e outros aplicativos para celulares (aqui tem uma lista interessante do youpix) entre eles instagram – o predileto da galera. Com um simples computador e acesso a internet ninguém tem mais a desculpa de não ter o que fazer!

Aprenda, teste, aplique. Comece tudo de novo

Aí se estiver mais seguro das coisas compre uma bela SLR no mercado livre ou afins, uns rolos de filme bacanas como o kodak proimage 100, leve essas coisas para algum lugar bacana, senta o dedo no disparador, abuse das grandes aberturas para brincar de bokeh e anote tudo. Revele, amplie ou escaneie, reveja suas anotações, discuta de novo, escute as opiniões dos outros, filtre, e comece tudo de novo.

Mas esse Camera Simulator ainda é o mais interessante para quem está inciando na fotografia e quer experimentar a fotografia sem precisar comprar uma DSLR cara ou desperdiçar queimar uns filmes, gastar dinheiro com revelação e descobrir que tudo foi pro brejo.

Tem algum simulador desse de filme? Quem souber compartilhe com a gente aí…

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *