10
out 17

Yashica apresenta a Y35 com digiFilm e não é que todo mundo queria

Yashica apresenta a Y35 com digiFilm e não é que todo mundo queria - lomobr 1

Começou com um papinho estranho e um website celebrando sua história e herança, até achamos que era muita coisa pra apresentar uma lentezinha pra celular ou relançar até uma câmera analógica nova mas no final das contas era mesmo uma nova câmera… e digital?! Mas não era nada que todo mundo esperava, principalmente com esse digiFilm. Continue reading →


01
nov 16

Vamos falar das instantâneas lomográficas e suas infinitas versões?

lomo-instant-mumbai-lomobr

Sempre achamos que tinha lá seu lado importante a Sociedade Lomográfica e suas invencionices para a manutenção e longevidade do filme na vida das pessoas, seja relançando coisas câmeras antigas com nova roupagem ou criando coisas novas.

Mas as vezes ela exagera e surta com as diferentes versões de seus modelos de câmera, beirando a maluquice: é tanta câmera do mesmo modelo trocando apenas uma cor, um teminha de texturas, que abafa o que realmente faz de importante para a fotografia analógica. Continue reading →


03
mar 15

Malditos petralhas: Lomo LC-A+ por 1447,00 pilas

lc-wide

É isso aí, vocês que financiam essa maluquice! Com alta de dólar, índice de risco brasil e risco de ~impitcha~ sabe para quanto foi o preço da LC-Wide? R$ 1980,00, sei lá, o preço de um Playstation? Ou de um Fiat 147? Continue reading →


23
set 14

Lomo Lc-a 120: boa ideia ou esperteza?

lomo-lc-120-tona

Vamos lá, a ideia aqui é ser polêmico também e incitar iniciar discussões saudáveis, então já lanço uma pergunta: essa nova lomo lc-a para filme 120 é uma ótima ideia que, uhuu, vai revolucionar a sua vida ou é uma baita ideia pra fazer uma câmera cara ser mais cara ainda? Continue reading →


22
mar 10

Olympus XA

Quer uma câmera super compacta com lentes incríveis?
A Olympus XA (e derivadas) é para alguns melhor que a própria Lomo LCA, acho que principalmente por sua qualidade de construção. A fabricação delas já foi encerrada, então tem que procurar um pouco pra achar alguma em bom estado, mas não é muito difícil encontrá-las.

Olympus XA

foto: habacuque lima

Continue reading →


20
mar 10

Processo Cruzado (XPRO)

Cada tipo de filme tem na sua especificação o tipo de química que deve ser usada na revelação. Negativo preto e branco o nome varia de acordo com o fabricante – D-76, T-MAX, XTOL, DK-50, D-19; negativo colorido C41 e slide (cromo) E6. Quando você pega um filme e processa ele com a química de outro filme temos o processo cruzado – cross process (xpro). O mais comum (e barato) é fotografar com filme slide e revelar com química de negativo (C41).

O xpro não depende de câmera. É um processo que acontece na revelação do filme. A revelação com um químico diferente modifica a cor, saturação, contraste e brilho (latitude) da foto. Cada filme tem sua particularidade, e as vezes até a química do minilab influencia no resultado.

Alguns exemplos de xpro:

Meninas
Foto: Alexandre Ferreira
Filme: Agfa CT Precisa – Câmera: Lomo LC-A

Continue reading →


15
mar 10

Blind Test, pra você ver só

Esse é pra quem leu o post “Nem toda Lomo é da Lomography” e ficou com um pé atrás, meio que duvidando que uma outra câmera pudesse produzir um efeito tão LOMO quanto as originais.

Reuni abaixo algumas fotos feitas com diversas câmeras pra que possa ser feito um comparativo visual bem rápido. Cada sequência de fotos tem sua descrição abaixo, pra esclarecer qualquer dúvida que tenha aparecido (e espero que apareçam várias).

Vamos lá.

LCA ou LCA+

Foto 1
Continue reading →


14
mar 10

Desmontando a LC-A | guia visual

Recebi este guia visual de desmontagem da LC-A de um caba gente fina do suporte técnico do QG da LSI, o Alexander. Eu me queixei com ele que minha LC-A (que nem foi comprada deles) estava com um desgaste naquele cilindro que prendemos a ponta do filme – no ato de colocação da pelicula – ocasionando mau funcionamento do avanço do filme. Na verdade acho que isso aconteceu por conta de forçação de dupla expo na LC-A. (Não me refiro à LC-A+, que tem um prodigioso botão para duplas). Então, o cara além de me enviar sem custos a pecinha defeitusa me mandou também o DIY visual. Ele disse que gasta entre 5 a 10 minutos para fazer a operacão.

O tutorial é direcionado para a troca da peça citada acima, mas serve também para aprendermos onde fica as inúmeras portas que dão acesso ao interior da LC-A.

São 22 passos. Ferramentas à mão e boa viagem!


Continue reading →


11
mar 10

Olympus Trip 35

Uma das câmeras mais fáceis de se encontrar em sebos e feirinhas de rua é a Olympus Trip 35.
Essa câmera foi fabricada entre 1967 e 1984, e foram vendidas mais de 10 milhões de unidades, ou seja, ainda dá tempo de encontrar a sua!
Ela tem o funcionamento super simples. Em volta da lente há uma célula de fotometria de selênio, que ajusta automaticamente a abertura da lente, de acordo com a quantidade de luz no local. Se a luz não for adequada para uma foto, a câmera não dispara e sobe uma bandeira vermelha dentro do visor.

foto: Julio França

Continue reading →


10
mar 10

A velha Diana com um “plus a mais”

Diana+

De volta do passado

É a Rainha das Toycameras. É idolatrada por muitos, chegou a custar mais de 100 euros em leilões no ebay. Mas não passa de um pedaço de plástico. E como nós gostamos de plástico!

Reza a lenda que nos anos sessenta uma fabriqueta na China colocou no mercado uma pequena câmera toda de plástico pra usar filme 120. Com um custo baixo de produção e controle de qualidade duvidoso, a câmera aparentemente não foi um grande sucesso de vendas, pois deixou de ser fabricada pouco mais de uma década depois e alguns anos mais tarde foi “substituída” pela nossa querida holga. Continue reading →