Vamos lá, a ideia aqui é ser polêmico também e incitar iniciar discussões saudáveis, então já lanço uma pergunta: essa nova lomo lc-a para filme 120 é uma ótima ideia que, uhuu, vai revolucionar a sua vida ou é uma baita ideia pra fazer uma câmera cara ser mais cara ainda? Continue reading →
Archives
23
set 14
Lomo Lc-a 120: boa ideia ou esperteza?
06
set 14
Camera Simulator, pra se divertir e aprender online
A internet é um mundão véio sem porteira onde encontramos os mais diversos games e simuladores. Para quem quer aprender um pouco mais sobre as relações entre abertura, velocidade, ISO, lentes e todos os outros blábláblás da fotografia pode usar esse Camera Simulator. Continue reading →
14
mar 10
Desmontando a LC-A | guia visual
Recebi este guia visual de desmontagem da LC-A de um caba gente fina do suporte técnico do QG da LSI, o Alexander. Eu me queixei com ele que minha LC-A (que nem foi comprada deles) estava com um desgaste naquele cilindro que prendemos a ponta do filme – no ato de colocação da pelicula – ocasionando mau funcionamento do avanço do filme. Na verdade acho que isso aconteceu por conta de forçação de dupla expo na LC-A. (Não me refiro à LC-A+, que tem um prodigioso botão para duplas). Então, o cara além de me enviar sem custos a pecinha defeitusa me mandou também o DIY visual. Ele disse que gasta entre 5 a 10 minutos para fazer a operacão.
O tutorial é direcionado para a troca da peça citada acima, mas serve também para aprendermos onde fica as inúmeras portas que dão acesso ao interior da LC-A.
São 22 passos. Ferramentas à mão e boa viagem!
11
mar 10
Olympus Trip 35
Uma das câmeras mais fáceis de se encontrar em sebos e feirinhas de rua é a Olympus Trip 35.
Essa câmera foi fabricada entre 1967 e 1984, e foram vendidas mais de 10 milhões de unidades, ou seja, ainda dá tempo de encontrar a sua!
Ela tem o funcionamento super simples. Em volta da lente há uma célula de fotometria de selênio, que ajusta automaticamente a abertura da lente, de acordo com a quantidade de luz no local. Se a luz não for adequada para uma foto, a câmera não dispara e sobe uma bandeira vermelha dentro do visor.
09
mar 10
Nem toda Lomo é da Lomography
Alguns já devem conhecer a história das câmeras Lomo, mas podemos dar uma passada rápida por cima dos fatos pra situar melhor quem pegou o bonde andando.
Cosina CX-2 – Foto: Alexandre Ferreira
O termo LOMO é uma sigla de Leningrad Optical Mechanical Union. Esta era uma fábrica de câmeras e lentes que produzia para o mercado soviético e que muitas vezes copiava, ou se inspirava nas melhores câmeras do mundo.
Tempos vão, tempos vem e, em 1991, muitos anos depois da LOMO original já ter mudado de nome reestruturando seus produtos e seguido a vida, uns austríacos malucões descobrem a LC-A (Lomo Compact Automat). Essa câmera era uma cópia da japonesa Cosina CX1 e tinha um bocado de defeitos que, aos olhos austríacos, foram vistos como efeitos maravilhosos. Continue reading →
05
mar 10
Como abrir sua LCA (se tiver coragem)
Antes tenho que rezar a ladainha:
- Tá em inglês. Só pra facilitar;
- É por sua conta e risco;
- Pode não resolver nada. Mas é melhor que jogar ela no chão;
- Pra que fazer isso, realmente?