11
mar 10

Olympus Trip 35

Uma das câmeras mais fáceis de se encontrar em sebos e feirinhas de rua é a Olympus Trip 35.
Essa câmera foi fabricada entre 1967 e 1984, e foram vendidas mais de 10 milhões de unidades, ou seja, ainda dá tempo de encontrar a sua!
Ela tem o funcionamento super simples. Em volta da lente há uma célula de fotometria de selênio, que ajusta automaticamente a abertura da lente, de acordo com a quantidade de luz no local. Se a luz não for adequada para uma foto, a câmera não dispara e sobe uma bandeira vermelha dentro do visor.

foto: Julio França

Continue reading →


10
mar 10

A velha Diana com um “plus a mais”

Diana+

De volta do passado

É a Rainha das Toycameras. É idolatrada por muitos, chegou a custar mais de 100 euros em leilões no ebay. Mas não passa de um pedaço de plástico. E como nós gostamos de plástico!

Reza a lenda que nos anos sessenta uma fabriqueta na China colocou no mercado uma pequena câmera toda de plástico pra usar filme 120. Com um custo baixo de produção e controle de qualidade duvidoso, a câmera aparentemente não foi um grande sucesso de vendas, pois deixou de ser fabricada pouco mais de uma década depois e alguns anos mais tarde foi “substituída” pela nossa querida holga. Continue reading →